PIBIC-EM

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado ao CNPq, com objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional.

Regulamentado também pela RN 017/2006-CNPq, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio – PIBIC/EM é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq que adota o sistema de cotas institucionais destinadas a fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

O PIBIC_EM possui foco na criação de uma cultura científica, já que os estudantes participarão de atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado.

A UFSM distribui as cotas de acordo com a demanda e entre as escolas parceiras no programa. As escolas atualmente vinculadas ao programa institucional são:

1. Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso (Santa Maria);
2. Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes (Santa Maria);
3. Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha (Santa Maria);
4. Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato (Palmeira das Missões);
5. Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria);
6. Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Santa Maria);
7. Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (Frederico Westphalen)

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBIC/EM. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deve possuir titulação de mestre ou doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, ou estar amparado pela resolução 012/2004, que compreenda o período integral da concessão da cota de bolsa e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento dentro do período definido em edital.