Portal do Governo Brasileiro

FIPE – Fundo de Incentivo à Pesquisa

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica e auxílio à pesquisa aos docentes e servidores da UFSM.

O Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE) foi criado pela Resolução n. 022/1983 e aprovado na 340ª Sessão do Egrégio Conselho Universitário da UFSM. O FIPE tem por finalidade dar apoio financeiro aos Programas e Projetos Prioritários de Pesquisa na UFSM.

Os recursos destinados a este programa são provenientes do orçamento da Instituição e são executados na forma de auxílio financeiro (capital, custeio ou bolsas). Estes recursos, após o processo de seleção e concessão, são distribuídos entre as unidades administrativas, as quais são responsáveis pela execução, tanto dos recursos de custeio como pela folha de pagamento de bolsistas. O processo de seleção e a concessão também estão sob a responsabilidade dos Centros de Ensino.

O FIPE possui três modalidades para solicitação, FIPE ARD (Enxoval), FIPE Júnior e FIPE Sênior. A proporção dos recursos destinados às três modalidades é de responsabilidade de cada Centro de Ensino.

Na modalidade FIPE ARD (Enxoval) podem encaminhar solicitações os servidores que obtiveram titulação de doutor em até cinco anos anteriores ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de capital, custeio ou bolsas de iniciação científica, com os limites financeiros definidos em edital.

Na modalidade FIPE Júnior podem encaminhar solicitações os docentes que obtiveram titulação de doutor em até cinco anos anteriores ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de custeio e bolsa de iniciação científica, mas não ambos.

Na modalidade FIPE Sênior podem encaminhar solicitações os docentes que obtiveram titulação de doutor a mais de cinco anos ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de custeio e bolsa de iniciação científica, mas não ambos.

O solicitante deve possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir da data de relatório final do edital.