Portal do Governo Brasileiro

FIT – Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica

Programa de concessão de bolsas de iniciação à inovação tecnológica (BIT) e auxílio à projetos de inovação tecnológica aos docentes e servidores da UFSM.

O Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica (FIT) foi criado pela Resolução n. 006/2009 e atende às demandas da instituição em duas modalidades, na forma de Bolsas de Inovação Tecnológica (BIT) para acadêmicos da graduação e, Bolsas de Inovação Tecnológica para alunos de ensino médio BIT JÚNIOR.

Os recursos destinados ao FIT são definidos pelo Índice de Distribuição de Recursos (IDR) aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Maria. É permitida a solicitação de recursos de capital, custeio ou bolsas de iniciação científica, com os limites financeiros definidos em edital.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas FIT. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deverá encaminhar um Projeto de Pesquisa de Inovação Tecnológica. Considera-se como inovação tecnológica a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços, conforme a Lei n. 10.973/2004.

O solicitante deve possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir da data de relatório final do edital.