PROBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (FAPERGS/UFSM)

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado a FAPERGS, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior do RS.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, e é destinado para estudantes de graduação, visando promover o envolvimento destes no processo de investigação científica, através do aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa. Isto resulta no desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa. Desta forma, as instituições estarão otimizando a formação de profissionais altamente qualificados.

O Programa ainda estimula a integração entre Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e a troca de experiências entre elas.

A UFSM distribui as cotas entre os Centros de Ensino, de acordo com critérios pré-
estabelecidos pelo Comitê Institucional (Número de Doutores do Centro de Ensino ligados à Programas de Pós-Graduação = 40%; Número de Docentes do Centro de Ensino Pesquisadores do CNPq = 40%; Número de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino = 10%; Conceito médio dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino = 10%).

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PROBIC. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deve possuir titulação de doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, ou estar amparado pela resolução n. 012/2004, que compreenda o período integral da concessão da cota de bolsa e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir de agosto do ano subsequente ao lançamento do edital.

.