BIC-REUNI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica vinculado ao REUNI

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação sob orientação de docentes contratados pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.

O Programa REUNI de Bolsas de Iniciação Científica foi criado para atender a demanda de docentes doutores, com contratação pela UFSM a partir de 2005, e que não possuam benefícios obtidos através de nenhum outro programa de iniciação científica da instituição.

Os recursos destinados a este programa são provenientes de um fundo especial destinado pela Administração Central da UFSM, referentes ao Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), cabendo à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa a responsabilidade pela sua execução.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas REUNI. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O processo de avaliação contempla os solicitantes com maior pontuação, independente de seu Centro de Ensino de origem.

O solicitante deve possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir da data de relatório final do edital.