Portal do Governo Brasileiro

Pró-Reitoria

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa é uma sub-unidade administrativa da Reitoria, responsável por estabelecer as diretrizes e metas da política de pós-graduação da UFSM, definidas pela administração central, junto da comunidade científica acadêmica.

Criada pela Lei n. 3.834-C de, 14/12/1960, desde sua instalação, em 18 de março de 1961 a Universidade Federal de Santa Maria tem seus olhos voltados para a pesquisa e para a pós-graduação. Apenas nove anos se passaram até a criação do Mestrado em Educação, em 1970. De lá pra cá a UFSM vem acompanhando o desenvolvimento da pesquisa, ciência e tecnologia no país com a criação de vários cursos strictu e latu sensu, com a formação de professores, com a criação de grupos de pesquisa e com uma efetiva participação em vários editais de fomento ao desenvolvimento destas áreas.

Hoje a UFSM conta com 277 grupos de pesquisa na base de consulta da Plataforma Lattes do CNPq. Do quadro docente de 1.763 docentes, 1140 possuem título de doutor, sendo que mais de 400 atuam na pós-graduação. A Universidade Federal de Santa Maria oferece 17(dezessete) cursos de Especialização Lato Sensu, e 44 Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, comportando 48 Cursos de Mestrado e 25 Cursos de Doutorado.

Entre os objetivos da atual administração da UFSM, no que se refere a Pesquisa e a Pós-graduação, destaca-se a sua inserção entre as instituições líderes no país em termos de pós-graduação e pesquisa, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento local, regional e nacional através da formação de recursos humanos qualificados e aptos a atuarem de forma critica e reflexiva, na docência, na pesquisa e no setor produtivo. Para tanto se estimula a qualificação de seu corpo docente, a ampliação e consolidação dos programas de pós-graduação e grupos de pesquisa da UFSM, a produção qualificada do conhecimento cientifico e tecnológico e a interação com o setor produtivo para transferência de tecnologia e conhecimento.

Internamente a organização da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa é composta dos seguintes setores: coordenação de ensino, coordenação de pesquisa, secretaria geral, setor de informação e setor financeiro. Atuam nesses setores 9 servidores e 9 bolsistas.